O inverno nos polos reduz muito a comida disponível, então vários animais migram, caçam mais ou gastam menos energia para sobreviver. Predadores como ursos-polares e focas dependem bastante do gelo e da caça nessa época, o que afeta toda a cadeia alimentar.