É uma questão polêmica.
Confiança não se exige, se conquista, não se pode exigir que a outra pessoa confie em nós cegamente.
Porém não faz sentido querer prender a outra pessoa, se ela for trair ela vai trair em qualquer lugar. Não adianta querer impedir a pessoa de ir na academia, de ter redes sociais, de fazer autoescola, de trabalhar em hospital, trabalhar em uma emissora de TV e etc... se a pessoa for infiel ela vai ser infiel em qualquer ambiente.
É verdade que existem ambientes que estimulam a traição, porém se a pessoa é fiel ela é fiel em qualquer ambiente.
Ficar tentando controlar a pessoa não funciona. Eu conheço cornões que a mulher até já fugiu com outros e ficou semanas sumida e o cornão foi atrás buscar ela de volta.
O melhor é não ficar vigiando, se ficar vigiando é pior porque se a outra pessoa for infiel a pessoa não vai descobrir porque ela vai tomar cuidado redobrado.
O melhor é fingir que não liga, deixar a outra pessoa à vontade, caso ela seja infiel é mais fácil descobrir.
Não adianta ficar em um relacionamento onde a outra pessoa é infiel. Se a outra pessoa já cruzou a linha e traiu uma vez por que ela não faria de novo? Se a primeira vez é a mais difícil.
Eu não ficaria vigiando, mas se eu fosse traído uma única vez eu separaria e por um lado saberia que isso foi um livramento, o pior é ficar a vida toda com uma pessoa infiel e descobrir que fui cornão só no leito de morte.