Antigamente usava-se jornais como embrulho. Minha avó os guardava para ler depos. Ela não incomodava se eram velhos. Dobrava e colocava-os bolso.
Nesses jornais me ensinou a ler.
Alfabetizada, passei a guardar jornais também. Eles eram os únicos materiais de leitura que tínhamos em casa.
Minha avó foi meu maior estímulo, despertou em mim o prazer pela leitura.
Era muito pequena, não tinha compreensão da importância. Algum tempo depois ela morreu. Não tive tempo de agradecer