É muito mais um hábito treinado… com um leve tempero de caráter.
Tem gente que já cresce num ambiente onde mentir dá ruim rápido, então aprende cedo a ser direto. Outras aprendem na marra depois de quebrar a cara. E tem também quem sabe muito bem o que é certo, mas escolhe mentir porque é mais fácil no curto prazo. Ou seja, é escolha mesmo.